Alta de custo e escassez de matéria-prima começam a preocupar setor têxtil

Alta de custo e escassez de matéria-prima começam a preocupar setor têxtil

Qual empresa você procura?

Bem-Vindo ao Maior Portal de Fabricantes Têxteis e Fornecedores da Cadeia Têxtil !!!!!! ATENÇÃO!!!!!!!! CLIQUE NOS ÍCONES ABAIXO PARA SOLICITAR O QUE DESEJA,,,,,, ATENÇÃO!!!!!!!! CLIQUE NOS ÍCONES ABAIXO PARA SOLICITAR O QUE DESEJA,,,,,, ATENÇÃO!!!!!!!! CLIQUE NOS ÍCONES ABAIXO PARA SOLICITAR O QUE DESEJA,,,,,, ATENÇÃO!!!!!!!! CLIQUE NOS ÍCONES ABAIXO PARA SOLICITAR O QUE DESEJA,,,,,,

Notícias

08/10/2020 | Categoria: Confecções

Alta de custo e escassez de matéria-prima começam a preocupar setor têxtil

Com vendas acima do esperado, mercado vive descompasso entre oferta e demanda de produtos; volta à "normalidade" só deve acontecer em 2021.

Sem matéria-prima, muitas indústrias não estão conseguindo desenvolver novos produtos para o comércio varejista. Fernando Pimentel, presidente da Abit, enfatiza os motivos que, em sua opinião, levam ao risco de desabastecimento no mercado. “O varejo não acreditou em uma retomada rápida do mercado. Se as empresas tivessem comprado mercadorias durante a crise, se não tivessem fechado as portas para o recebimento das mercadorias, talvez estivessem ‘nadando de braçada’ hoje”, disse. “Poderiam estar com as lojas cheias de produtos. Bastava ter acreditado na retomada. Mas eu não julgo. Ninguém sabe do dia de amanhã”, complementou. Para ele, a pressão acontece porque o varejo “corre contra o tempo” para conseguir abastecer as lojas para o fim do ano. Mas uma volta à “normalidade”, conta, só deve ocorrer no início de 2021.

Devido à pandemia, a coleção de outono-inverno ficou encalhada. Conseguiu se destacar quem investiu em produtos de cama, mesa e banho e para o conforto no lar, como pijamas. Com as restrições para o funcionamento de casas de show e com o trabalho em regime de home office, as vendas de vestidos, roupas para festas e trajes sociais foram deixadas de lado. Agora, as redes deveriam estar preparadas para receber o consumidor com itens da nova coleção, de primavera-verão, mas não é isso o que acontece. “O varejo está sem estoque. E mais: o estoque que tem é de outra coleção, que encalhou do inverno. Muitas fábricas sequer apostaram na coleção de primavera-verão por que não sabiam o que aconteceria. Todo mundo quis proteger o caixa diante da pandemia. Agora, nós vivemos um choque, que gera rompimentos dentro da cadeia produtiva”, diz Marcelo Prado, diretor do instituto Iemi Inteligência de Mercado.

Segundo maior produtor de algodão do mundo, atrás somente dos Estados Unidos, o Brasil teve uma colheita recorde no ano-safra 2019-2020. Foram colhidas 2,9 milhões de toneladas de algodão em pluma, 5% a mais em relação à safra anterior, segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, a Abrapa. Desse montante, cerca de 700.000 toneladas são para o consumo interno e o excedente é destinado à exportação. O problema pode estar, no entanto, com a próxima colheita. Como o preço da commodity recuou significativamente no cenário externo, representantes do setor na Bahia e no Mato Grosso estudam migrar parte da produção para o cultivo de milho e soja, o que pode causar um novo estresse no mercado. “Nós devemos ficar atentos a safra 2020-2021, porque haverá uma redução do plantio de 12% a 15% de área devido a outras culturas, como milho e soja, estarem mais rentáveis”, diz Pimentel, da Abit.

Segundo o último relatório de Índice de Preços ao Produtor, referente ao mês de agosto, a inflação na fabricação de produtos têxteis é de 8,52%, no acumulado de 12 meses. Apesar disso, os preços na ponta seguem decaindo. Segundo o

Índice de Preços para o Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação ao consumidor no país, o setor de vestuário apresentou, na mesma base comparativa, uma deflação de 3,21%. Em tese, não haveria motivo para preocupação, mas é bom ficar de olho. “O mercado está passando por um choque. Não tem linha para costura. O varejo está desabastecido. A confecção está desabastecida. Demanda meses para que essa situação seja regularizada”, diz Prado, do Iemi. “O varejo vai ter de decidir se repassa o aumento de preço ao produto sob risco de vender menos ou se absorve isso em margem para garantir o giro da coleção”. A tendência é que a recomposição da coleção de primavera-verão dure até meados de fevereiro, quando deveria ser o período para a chegada de produtos de outono-inverno. Vivemos tempos atípicos.

Fonte: Textili Industry

Voltar


© 2021 - Santa Têxtil - Todos direitos reservados.