Etapa final da edição Sul do Brasil Fashion Designers

Etapa final da edição Sul do Brasil Fashion Designers

Qual empresa você procura?

Bem-Vindo ao Maior Portal de Fabricantes Têxteis e Fornecedores da Cadeia Têxtil !!!!!! ATENÇÃO!!!!!!!! CLIQUE NOS ÍCONES ABAIXO PARA SOLICITAR O QUE DESEJA,,,,,, ATENÇÃO!!!!!!!! CLIQUE NOS ÍCONES ABAIXO PARA SOLICITAR O QUE DESEJA,,,,,, ATENÇÃO!!!!!!!! CLIQUE NOS ÍCONES ABAIXO PARA SOLICITAR O QUE DESEJA,,,,,, ATENÇÃO!!!!!!!! CLIQUE NOS ÍCONES ABAIXO PARA SOLICITAR O QUE DESEJA,,,,,,

Notícias

13/08/2012 | Categoria: Feira e Eventos

Etapa final da edição Sul do Brasil Fashion Designers

 

Vencedor da edição que envolveu os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná será conhecido após desfile no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau

O vencedor da edição Sul do Brasil Fashion Designers 2012 será conhecido nesta segunda-feira, dia 13, véspera do início da Febratex - Feira Brasileira para a Indústria Têxtil, após o desfile realizado no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau (SC).

Entre os finalistas, sete são do Rio Grande do Sul, dois de Santa Catarina e um do Paraná. São eles: Elaine Amaral (20 anos) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), de Jaraguá do Sul (SC); Malú Rosa (26 anos) da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo (RS); Manuella Hammel Presser (19 anos), da Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (RS); Márcio Guandá (33 anos), do Centro Universitário Metodista (IPA), de Porto Alegre (RS); Adria Barbosa (32 anos), da Faculdade de Tecnologia Senac, de Porto Alegre (RS); Júlia Varaschin Webber (18 anos), da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul (RS); Jorge Alexandre Amaro (25 anos), da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul (RS); Diego Cavedon Dias (24 anos), da Faculdade de Tecnologia Senac, Porto Alegre (RS); Diego Luis Sauer (25 anos), da Faculdade Metropolitana de Guaramirim (FAMEG), de Guaramirim (SC) e Camila Cristina Limberger (23 anos), da Universidade Paranaense (UNIPAR), de Cascavel (PR).

O tema do concurso é "Elis, a Fina da Bossa, da MPB, do Samba, do Pop - o estilo inconfundível". "Homenagear Elis é uma honra para o concurso e, para os concorrentes, tenho certeza que foi uma delícia pesquisar o universo musical e pessoal desta maravilhosa intérprete da MPB", destacou o gerente de projetos especiais do grupo FCEM e coordenador do concurso, Ricardo Gomes. De 14 a 17 de agosto as peças do desfile do BFD - Sul 2012, assim como as bonecas Susi e os bonecos Beto personalizados pelos jovens designers, estarão expostos na entrada da Febratex, em uma instalação feita a partir de sobras dos teares da HI Etiquetas e com tecidos da TAVEX com gravações a laser da GFM Soluções, parceiras do concurso.

Já a partir das 14 horas do dia 18, sábado, a exposição com as peças e os bonecos será inaugurada no Espaço Alternativo, no Museu de Artes de Blumenau (MAB).

Os 10 finalistas concorrem a uma viagem para a ExpotextilPerú 2012, em Lima, no Peru, onde o vencedor desfilará como estilista convidado, recebendo também o Software Audaces Vestuário, treinamento via Ead do software, o contrato Clube Audaces anual, e o segundo colocado sendo premiado com o Software Audaces Idea Full, treinamento EAD e uma máquina industrial de costura reta da Singer. O finalista que melhor cumprir as regras e prazos do concurso receberá como incentivo ao profissionalismo o "Prêmio Excelência", 1 (uma) máquina industrial de costura reta da Singer. A apresentação do concurso é da Audaces, com o patrocínio da Singer, HI Etiquetas, Estrela e Susi. O Apoio é da be-hype, GFM Soluções e MMF Expositores, com apoio institucional da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), ABEST (Associação Brasileira de Estilistas), MAB (Museu de Arte de Blumenau), Fundação Cultural de Blumenau e Prefeitura de Blumenau.  A promoção é da FCEM - Feiras, Congressos e Empreendimentos.

RETROSPECTIVA: O BFD E SUAS EDIÇÕES


Em 2009 a FCEM resolveu incrementar seus eventos proporcionando novos atrativos aos visitantes e expositores, incentivando a união dos elos da cadeira produtiva têxtil. Para tanto, criou o projeto Brasil Fashion Designers (www.brasilfashion-d.com.br) cuja primeira edição aconteceu em Goiânia (GO), durante a Tecnotêxtil / Seritex 2010.

O concurso tem como objetivo lançar jovens criadores e é direcionado a estudantes de cursos superiores ligados à área de moda e vestuário. A primeira edição, assim como a seguinte, que aconteceu durante a Febratex 2010, em Blumenau (SC), foi estadual.

Apenas em sua terceira edição, durante a Tecnotêxtil Brasil 2011, em São Paulo (SP), o evento passou a ser regional, abrangendo os estados do Sudeste e, em seguida, do Nordeste brasileiro, durante a Maquintex 2011. Em maio deste ano o projeto passou por Goiânia (GO), durante e Tecnotêxtil/Seritex e chega agora a sua sexta edição, voltada para o Sul brasileiro, acontecendo paralelamente à Febratex.

GOIÁS 2010 -A primeira edição do Brasil Fashion Designers aconteceu em 2010, apenas para o estado de Goiás, e reuniu mais de 1,2 mil convidados, no Teatro Rio Vermelho. O evento aconteceu paralelamente às atividades da Feira Tecnotêxtil/Seritex. A vencedora da edição foi a estudante Vicki Ribeiro, da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) que conquistou o concurso com o tema Encantos que Chapam, cuja coleção teve como inspiração os recantos da Chapada dos Veadeiros. O prêmio foi uma viagem para pesquisa de moda em Paris, com todas as despesas pagas. Nesta edição, o evento contou com o patrocínio das empresas Tavex e Vicunha.

SUL 2010 -O estado de Santa Catarina foi o segundo a receber o projeto, também em 2010, durante a Febratex.  A final do concurso aconteceu no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau (SC), e reuniu mais de 600 expectadores. O vencedor foi o estudante João Carlos Santos Lopes, de 19 anos, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), de Balneário Camboriú. Com a coleção Glamour Cool, ele ganhou como prêmio uma viagem de pesquisa de moda em São Paulo, com todas as despesas pagas, um curso sobre o índigo, na Universidade do Jeans, da Tavex, na cidade de Americana-SP, e uma licença do software de criação de moda Plano Fashion Creare, pré-pago da Audaces, com três meses de recarga sem custos, treinamento e suporte inclusos. O tema da edição foi "Blumenau - da fibra de sua gente ao fio têxtil e à moda".

Na ocasião, o concurso foi apresentado pela Tavex e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau, através da Fundação Cultural de Blumenau, da Audaces, da Haco Etiquetas e da MMF Expositores.

SUDESTE 2011 - Foi em São Paulo a final da terceira edição do concurso e a primeira envolvendo uma região do Brasil.Os jovens designers se inspiraram em Arthur Bispo do Rosário para executar suas coleções, apresentadas durante desfile no mezanino do Expo Center Norte (SP).

A vencedora do concurso, que fez parte da programação paralela da Tecnotêxtil Brasil, foi a estudante Domitila de Paulo, da FUMEC (MG), com a coleção Frag-Mente o Navegador. Ela ganhou uma viagem para Berlim, Alemanha, além de uma licença do Audaces Idea Full, treinamento via Ead do software e contrato do Clube Audaces por seis meses.

Nesta edição iniciou a parceria de intercâmbio com a ExpotextilPerú, que acontece na cidade de Lima e no final de 2011, Domitila desfilou como estilista convidada. A apresentação foi da Audaces e o patrocínio da  Tavex, Vicunha Têxtil, Adar Tecidos e Cedro Têxtil. Entre os apoiadores, a Cardenas - Máquinas e Matrizes e Botões para Forrar, Brinquedos Estrela, Boneca Susi e be_hype - Butique de Projetos. A Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e o INEPAC - Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - RJ apoiaram o projeto através do Museu Bispo do Rosário. O Apoio Institucional foi da ABEST - Associação Brasileira dos Estilistas, TexBrasil - Programa Estratégico da Cadeia Têxtil Brasileira, ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção e Apex-Brasil - Agência Brasileira de Exportações e Investimentos.

NORDESTE 2011 - O vencedor da edição foi o estudante Cacau Júnior, da Universidade Federal do Ceará, de Fortaleza/CE, com a coleção Sertão Sonhador. O desfile foi no Centro de Convenções do Ceará, durante a Maquintex 2011. Cacau Júnior ganhou uma viagem com todas as despesas pagas para Berlim, na Alemanha, uma licença do Audaces Idea Full, treinamento via Ead do software e contrato do Clube Audaces por um ano, e uma viagem para Lima, onde desfilou como estilista convidado durante a Expotextil Perú.

O evento teve como tema "Opará - Rio Mar, meu Velho Chico" e foi apresentado pela Audaces e Sebrae-CE, com patrocínio da Vicunha Têxtil, Adar Tecidos, Filati Malhas, Unitextil, Jangadeiro Têxtil, Melissa, Manotropo e Singer. Apoio da X-treme e da be_hype Butique de Projetos. O apoio institucional foi do SindConfecções-CE, SindRoupas-CE, Projeto Polo Moda, Senac ABEST, Texbrasil, ABIT e APexBrasil. A co-realização foi da FEIC e SENAI-CE, com realização da FCEM e do Sinditêxtil-CE.

CENTRO-OESTE 2012 - A última edição do concurso aconteceu em maio deste ano, em Goiânia (GO), durante a feira Tecnotêxtil/Seritex.  O vencedor do concurso, cujo tema foi 'Majestades pantaneiras do mar interior', foi Washington Batista, de 20 anos, da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), com a coleção Memórias de um Mar, ganhando uma viagem com todas as despesas pagas para a Expotextil Perú 2012, em Lima, onde desfilará como estilista convidado, além de uma licença do Audaces Idea (Full), treinamento via Ead do software e contrato clube Audaces Idea anual. A apresentação do concurso foi da Audaces, com o patrocínio da Tavex, Estrela, Susi e Singer, apoio da be-hype e da Casa de Criadores, além do apoio Institucional da ABIT.

Voltar


© 2021 - Santa Têxtil - Todos direitos reservados.