Exportações brasileiras de têxteis a países árabes alcançam US$ 3 milhões

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26/01/2019 | Categoria: Têxtil

Exportações brasileiras de têxteis a países árabes alcançam US$ 3 milhões

 

As exportações brasileiras de têxteis e de vestuário para o mundo árabe obtiveram crescimento nos
primeiros dois meses de 2017, aumentando 87,5% em relação ao mesmo período de 2016.
A enorme demanda por tecido sintético e corda de sisal usada em navios e plataformas levou ao
aumento das vendas totais de US$ 3 milhões, ante US$ 1,6 milhão em janeiro e fevereiro de 2016.
 

Os números de exportação foram anunciados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira (ABCC).
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) informou que as vendas
provenientes das exportações de cordas representaram US$ 1 milhão, enquanto roupas de praia,
fios têxteis e vestuário interno também aumentaram durante os dois meses.
 
O levantamento da ABIT sobre exportações inclui várias partes da cadeia de produção,
incluindo matérias-primas, como fibras, fios e filamentos, bem como têxteis e vestuário
industriais técnicos e não tecidos.
 
Os países árabes continuam a ser um dos maiores mercados de vestuário do Brasil, particularmente
para segmentos como vestuário de festa, infantil e praia. Com base nos dados mais recentes da ABIT,
os Emirados Árabes Unidos exibem as maiores importações de têxteis e roupas brasileiras nesse período,
seguidos da Argélia, Egito, Marrocos e Líbano.
 
Para impulsionar as exportações brasileiras de produtos têxteis e vestuário, a ABIT e a
Agência Brasileira de Comércio e Investimentos (Apex-Brasil) lançaram o programa Texbrasil,
que serve para beneficiar os exportadores afiliados. As estatísticas mostraram que as empresas
que participaram do programa expandiram seus mercados de exportação para os países árabes
em 40% em 2016, avaliado em US$ 2,9 milhões em 2015 a US$ 4,1 milhões em 2016.

 
"O desempenho das exportações brasileiras de têxteis durante os dois primeiros meses do
ano significou o crescimento estável da participação de mercado do país no setor, já que
o mundo árabe continua buscando materiais de qualidade, não só nas matérias-primas,
mas também nos produtos acabados. A base de consumidores árabes tem um gosto exigente
pelo luxo e exclusividade em vestuário e confecções e este segmento continua a ser promissor
para o setor exportador brasileiro. Vale ressaltar que o apoio contínuo de grupos industriais,
aliado a estratégias de negócios inovadoras, tem desempenhado um papel importante para
o crescimento do têxtil brasileiro na região árabe", disse Michel Alaby, secretário-geral e CEO da ABCC.
 
 
por Carla Baldwin
 
 

Fonte: fashion network

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