Sinfiatec desenvolve projeto ambiental para associados

Sinfiatec desenvolve projeto ambiental para associados

Qual empresa você procura?

Bem-Vindo ao Maior Portal de Fabricantes Têxteis e Fornecedores da Cadeia Têxtil !!!!!! ATENÇÃO!!!!!!!! CLIQUE NOS ÍCONES ABAIXO PARA SOLICITAR O QUE DESEJA,,,,,, ATENÇÃO!!!!!!!! CLIQUE NOS ÍCONES ABAIXO PARA SOLICITAR O QUE DESEJA,,,,,, ATENÇÃO!!!!!!!! CLIQUE NOS ÍCONES ABAIXO PARA SOLICITAR O QUE DESEJA,,,,,, ATENÇÃO!!!!!!!! CLIQUE NOS ÍCONES ABAIXO PARA SOLICITAR O QUE DESEJA,,,,,,

Notícias

02/04/2013 | Categoria: Têxtil

Sinfiatec desenvolve projeto ambiental para associados

   Empresas poderão dar o destino certo para seus resíduos têxteis.

Com o intuito de contribuir com a responsabilidade ambiental e investir em melhorias para os associados, o Sindicato Patronal Têxtil, Sinfiatec, criou um projeto piloto que dará a destinação correta para os resíduos dos produtos.

 O projeto ganhou o nome de “Sinfiatec Eco Responsável” e conta com uma comissão formada por cinco associados confeccionistas, representantes do Sebrae e um representante da Prefeitura Municipal de Rio do Sul. Essa comissão é responsável por todas as decisões do programa.

Para o coordenador do programa Sinfiatec Eco Responsável, Iuri Cristofolini, a importância de trazer essa proposta para as empresas associadas traz benefícios, alguns imediatos e outros a logo prazo. “As empresas participantes estarão cumprindo com a legislação vigente para o descarte de resíduos sólidos. Além disso, os resíduos não irão mais para aterros, serão reaproveitados de diversas formas”, explicou.

O que hoje é custo, a comissão pretende transformar em receita para aplicar em ações na área ambiental do setor. “Vale ressaltar também que as empresas, como foi nomeado nosso projeto, serão “Eco Responsáveis”. Deixaremos as futuras gerações mais tranquilas, pois estaremos reaproveitando muitas toneladas”, disse Cristofolini.

O descarte correto dos resíduos sólidos de cada empresa têxtil é obrigatório, aderindo ou não ao projeto. É necessária a comprovação da correta destinação, sendo que não pode ser queimado e enterrado. “Pensamos no futuro do setor do vestuário. Queremos que os 10 mil trabalhadores das mais de 700 empresas do Alto Vale sintam-se tranquilos, pois estarão trabalhando em empresas que se preocupam com o meio onde vivem”, destacou o coordenador.

Cristofolini ainda ressaltou que as empresas que ainda não aderiram ao projeto, em breve serão visitadas e perceberão que é muito simples. “Não existe custo, o projeto é autossustentável, basta organização interna para a separação dos materiais. Assim, elas darão destino correto ao resíduo e ainda irão gerar receita com, algo que não seria possível individualmente”.

O resíduo precisa estar corretamente separado dentro de um pacote especial que a entidade disponibilizará para a empresa. Os retalhos serão comprados do associado e depois reutilizados para fabricar fios e para isolamento termo acústico no setor automobilístico. A empresa que fará a coleta a cada 15 dias é a Adami Têxtil. A indústria atua na área de coletas de resíduos das indústrias têxteis e coletará no mínimo 12 mil kg, coletados de todas as empresas.

Adami Têxtil é a empresa que conta com três linhas de reciclagem, produzindo aproximadamente um milhão de quilos de material desfibrado por mês, trabalhando com materiais para montadoras automobilísticas, fiação, enchimentos de bichos de pelúcias e acolchoados.

Tayze Apolinário

Fonte: Adove Comunicação

Voltar


© 2021 - Santa Têxtil - Todos direitos reservados.