Em busca de demanda e definição de nicho para vender camisetas

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27/05/2015 | Categoria: Mercado

Em busca de demanda e definição de nicho para vender camisetas

Desde que as camisetas deixaram de ser usadas apenas como peça íntima pelos europeus do final do século XIX e foram popularizadas pelos americanos já no século XX, poucos produtos conseguiram até hoje ter um público tão abrangente quanto elas. A peça, que atravessa gerações sempre com um lugar firme no mercado, é usada por crianças, jovens, adultos, idosos, fashionistas, executivos, artistas, seja como uniforme ou como moda: basta uma calça jeans e uma camiseta básica branca que qualquer pessoa está bem vestida. Com um poder tão grande de penetração, às vezes é difícil escolher um nicho, mas ele é essencial na hora da criação da marca.

Em busca de demanda e definição de nicho para vender camisetas

Primeiro pense no que você realmente gosta

Todo mundo sabe que faz melhor aquilo que gosta, com o que se identifica, e com a venda de camisetas não é diferente. Pense bem: se você mesmo achar o assunto chato, enfadonho, maiores são as chances de se cansar dele – e aprendizado e especialização são fundamentais em qualquer empreendimento. Você deve entender tudo sobre ele, estudar, conhecer a fundo todos os processos.

Você gosta de lidar com roupas, o ramo de camisetas é um dos mais lucrativos do e-commerce, mas você deve pensar com o quê, exatamente, você gosta de trabalhar. Você tem muitas opções, como direcionar suas vendas para pessoas jovens, para o mundo da moda, para empresas e comércio (na produção de uniformes, por exemplo), ao humor, para crianças etc. As ideias não faltam, mas sem foco elas se perdem. E é ele, o foco, seu grande trunfo para ganhar destaque entre a concorrência.

Procure conhecer a demanda

Uma das melhores coisas no ramo de camisetas é que o mercado é imenso e muito, muito variado. Mas para sua loja virtual efetivamente fazer diferença no mercado, é preciso que não só os produtos sejam de qualidade, a entrega e o sistema de trocas sejam perfeitos e as formas de pagamento atraentes, mas que ela ofereça produtos diferenciados.

Para isso é preciso que você conheça a demanda do nicho que escolheu, porque não adianta fazer produtos muito legais se não há público para ele. Por exemplo, você pode gostar de trabalhar com futebol, por exemplo, fazendo camisetas para torcidas, mas conseguir excelentes resultados fazendo camisetas com frases engraçadas sobre o esporte – um nicho diferente e pouco explorado.

Sem pesquisa não há empreendimento que dê certo

Como encontrar o nicho certo? Fazendo pesquisa, claro, ela é uma das melhores ferramentas para qualquer empreendedor, até porque sem ela não há negócio que dê certo. Então antes de criar a sua marca dedique boa parte do seu tempo pesquisando sobre o nicho, conhecendo os futuros concorrentes, pensando como você poderá oferecer camisetas diferenciadas daquelas que já estão no mercado.

A internet é o melhor caminho para fazer essa pesquisa: procure sites, entre em comunidades, bata papo em redes sociais para conhecer seu público mais de perto, conheça as lojas que são referência o nicho. Quer saber quantas pessoas estão interessadas nesse tipo de negócio? Procure palavras-chave relacionadas ao nicho que você escolheu no Google Adwords e descubra a frequência e o número de pessoas que as buscam.

Agora sim, trace sua estratégia

Agora que você já tem essas informações e definiu o nicho com o qual vai trabalhar está na hora de traçar a sua estratégia de vendas de camisetas. Crie sua marca de forma que ela passe a ideia do que você quer. Ela deve ter um nome alusivo ao nicho e logo que passe uma identidade visual rápida e limpa, que se fixe na memória do cliente cada vez que ele pensar naquele nicho específico e em camisetas de um modo geral.

Pense também na comunicação que você usará para falar com seus clientes, ela deve estar de acordo com o nicho escolhido: formal ou descontraída, com toque de humor ou séria, design clean ou referencial – tudo isso de acordo com as pesquisas que você fez sobre o seu público alvo.

Dessa forma você poderá descobrir que o que lhe dá prazer também pode dar lucro – e aproveitar ao máximo todas as possibilidades de crescimento e realização profissional que uma loja online de camisetas pode proporcionar.

Fonte: http://www.camisetadigital.com.br

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